Como as doenças se espalham pelo mundo


Uma curiosidade que eu tenho a certeza de que muitas pessoas possuem é em saber como que as doenças podem se espalhar pelo mundo, por conta de que muitas vezes não tem como imaginar que um vírus pode vir a causar uma grande serie de casos pelo mundo todo em um mesmo período de tempo assim quem não se lembra de quando no ano de 2009 quando ocorreu a pandemia da gripe suína, onde o mundo todo pode ver em noticiários que a doença se alastrou pelo mundo todo de uma forma muito rápida e fazendo uma grande quantidade de vitimas, sendo que em um unido dia ela estava nos Estados Unidos, Brasil e também na Austrália.

Porem antes de entender como uma doença viaja por tanto tempo de uma forma muito rápida é necessário que saiba os termos que podem ser empregados para este tipo de assunto. Assim a pandemia como já dito à cima se trata de uma enfermidade que consegue se alastra em regiões muitos distantes em um curto espaço de tempo, sendo que se trata de algo que tem um alto risco de contagio e também muita facilidade de transmissão.


A epidemia é uma doença que na maioria das vezes se trata de algo infeccioso, onde muitas vezes tem agregado um caráter transito, onde pode atacar uma grande quantidade de indivíduos, porem em uma área determinada. Já a endemia é uma doença que também assume um caráter infeccioso e que apresenta uma incidência significativa em uma certa população de uma área única.

Assim tirando a duvida de como elas podem espalhar, no caso da gripe suína que foi considerada uma endemia, por conta de que contaminou um único lugar, onde o mesmo permaneceu o único, podem em um curto especo de tempo ela se tornou uma epidemia, por conta de que os moradores desses locais foram transmitindo a doença para toda a áreas de localização e com o tempo ela se alastrou mais ainda e se tornou uma pandemia muito grave, onde até mesmo morte forma constatadas.

Isso aconteceu por conta de que essa é uma patologia viral, onde com o ar ela pode ser levada por todo o mundo, e assim fazendo com que o mesmo se aloje nas pessoas e comece a agir no organismo das pessoas. Onde no caso da gripe suína uma única pessoa foi contaminada e por sua vez ela passou pra as demais.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Gostou do Conteúdo?