Tratamento com Talidomida


A talidomida é uma substância utilizada em alguns tipos de medicação como hipnótico, sedativo e anti-inflamatório. A substância não pode ser utilizada por mulheres que estejam em período de gestação, pois causa muitos efeitos teratogênicos. Quando ingerido mesmo estando neste estágio a mulher pode ter complicações com o seu bebê que pode nascer com más formações e até mesmo ausência de membros.

História da Talidomida

O mercado recebeu esta medicação no ano de 1957 na Alemanha. Poucos efeitos colaterais estão associados a ele. No começo as mulheres grávidas tomavam para combater os enjoos matinais, porém isso atualmente não ocorre mais e nem se deve ocorrer. Em 46 países a medicação era prescrevida para as mulheres com enjoos. No final dos anos 50 muitos bebês começaram a nascer com problemas, com focomelia que impede o crescimentos dos membros superiores e inferiores de uma criança. Este período ficou conhecido como “geração talidomida” e os bebês chamados de “Bebês da talidomida”. Em 1962 a medicação foi removida da lista dos remédios indicados.

E somente no ano de 2010 os cientistas comprovaram que esta medicação interfere na formação do feto.A enzima cereblon que é importante para o feto nos primeiros meses de vida com o uso da talidomida é inativada. Ela foi considerada um dos piores acidentes médicos da história e ao mesmo tempo vem ajudando no combate de câncer de medula, cancro e há algum tempo a lepra.

No caso de um paciente que seja portador do vírus do HIV (doença conhecida como AIDS) ajuda, pois diminui os sintomas da doença. Nos transplantes de medula, por exemplo, diminui o risco de rejeição. Em cerca de 60 tratamentos ela pode ser utilizada.

Medicação no Brasil

Não há muitas informações sobre a talidomida no Brasil, mas ela é regulamentada para fins de tratamento. E assim como no mundo no Brasil também não pode ser utilizada em período de gestação. Um número de 277 vitimas no país receberão indenização pelos danos já causados no passado pela medicação. Há um laboratório que pode produzi-la, a Fundação Ezequiel Dias.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Gostou do Conteúdo?