Malefícios de Dormir Pouco


Dormir pouco é uma realidade que está no Brasil, principalmente nas cidades maiores como São Paulo e Rio de Janeiro. No caso de São Paulo é uma metrópole e as pessoas geralmente moram longe de seus trabalhos, assim precisando acordar mais cedo que de costume que é para pegar um meio de transporte ou enfrentar transito com o seu carro. Dormir uma vez ou outra tarde não fará tanta diferente, mas infelizmente esta falta de sono frequente causa malefícios ao organismo de qualquer pessoa.

  • O crescimento de uma pessoa está altamente prejudicado. O hormônio responsável pelo crescimento só age no momento em que dormimos e portanto, se não dormir não crescerá.
  • Aumento de peso. Para a pessoa que dorme menos de oito horas diárias faz com que o hormônio leptina se retenha e dá reação contraria ao que faz que é limitar o apetite. Não dormindo você aumenta a liberação de grelina. A porcentagem para o aumento de apetite é de 24%.
  • O cansaço físico aparece e não há como esconder. Uma pessoa que dorme pouco com o tempo o seu corpo vai se cansando, o que a deixa vulnerável também a fazer exercícios. E sem exercícios você engorda ainda mais.
  • Em longo prazo a falta de sono é ainda mais prejudicial, pois pode levar a doenças como Diabetes, problemas cardíacos, abuso de medicamentos para dormir, pressão alta e principalmente depressão.
  • Falta de concentração. Quando se dorme pouco há falta de concentração, o que não é interessante para os estudantes que precisam de concentração para centrar-se ao que está sendo passado lhes.
  • Dores com mais frequência. Dormindo pouco você fica vulnerável a sentir mais dor a qualquer esbarrão ou toque. Durante o sono o cérebro libera serotonina, endorfina e dopamina. Tendo um nível baixo destas substâncias você sente mais dor.
Dicas para Dormir Melhor

Existem algumas dicas para ajudar uma pessoa dormir melhor, não mais e elas são: dormir em um horário regulado sempre, evitar a cafeína que mantém o individuo acordado, relaxe no momento de dormir ou você ficará tenso e não dormirá bem, evite exercícios físicos por volta de seis horas antes de se deitar. O tempo ideal de sono para as pessoas é de aproximadamente oito horas.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Gostou do Conteúdo?