Efeitos Colaterais da Automedicação


A automedicação acontece sem que nem mesmo a pessoa perceba. Quem nunca tomou uma aspirina para dor de cabeça? Todas as pessoas alguma vez na vida tomaram. Porém, quem tem consciência de que está fazendo isso e continua pode ter vários problemas. A automedicação é um meio muito perigoso, pois pode levar ao vicio e posteriormente a óbito, isso nos casos mais sérios.

O efeito colateral é o que mais se apresenta quando toma um remédio sem consultar um médico. Os dados não são bons para a população, pois mostra que a população já superou em grande número a heroína, ecstasy e cocaína em relação ao uso de medicamente controlado em quantidade abusiva. Foi um relatório apresentado pelo Departamento Internacional de Controle de Narcóticos. É um número alto, mas que pode ser revertido quando a população que faz uso destes medicamentos controlados começarem a perceber que fará mal a saúde dela.

Infelizmente, este número se dá não pelos médicos especializados e que pedem para que o seu paciente tome determinado remédio, mas sim ginecologistas, endocrinologistas e até mesmo pediatras que receitam remédios como antidepressivos, calmantes e o que lidera a lista, os remédios para emagrecer. A mulher em especial quando chega próximo ao verão ela quer emagrecer sem fazer esforço e vai ao médico e ele (a grande parte) receita os inibidores de apetite a ela, assim ela perderá peso rapidamente e estará em forma.

No Brasil há um número muito grande de medicamentos dentro de casa e de acesso fácil a qualquer membro dela. E este pequeno medicamento tomado em excesso causará danos como a dependência. É preciso que todos saibam que todos os medicamentos possuem efeitos colaterais mesmo que eles demorem a aparecer. Antes de se medicar deve procurar um profissional sempre.

Existem situações para o uso de automedicação: Situação número um é quando a pessoa toma um determinado remédio por um longo tempo, este é o chamado efeito acumulativo. Outra situação se dá quando há uma pessoa que tomou muitos remédios e teve intoxicações.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Gostou do Conteúdo?