Medicina natural ou Medicina tradicional?



Medicina popular versus ciência


Para o ser humano a única coisa que se pode afirmar que é certo é a morte, porem além de bens materiais a gente pode deixar nossos ideais e também pensamentos, que outras pessoas que podem dar continuidade para a linha de pensamento e fazer com que se torne algo mais real, como se fosse à realização de um sonho. Porem nunca devemos deixar de semear o nosso conhecimento, sendo que como Rubens Alves diz no livro “Entre a ciência e a sapiência”, os conhecimentos que devem ser disseminados são os nossos próprios pensamentos, como se fosse uma espécie de discípulos que podem levar a esperança de continuidade dos mesmos.

Para que se possa plantar as suas idéias é uma tarefa não muito fácil, por conta de ser necessário que se seduza a pessoas e que mostre para ela que é algo realmente bom. Segundo autores o ato de estudar é muito desestimulante, sendo que muitos alunos podem aprender mil e uma formulas e mal sabem como podem aplicá-las no dia a dia. Outra coisa que pode ajudar no convencimento das pessoas é usar o método de imagem, sendo que a estimula a criação de idéias e também de projetos de vida, tanto é que o conhecimento cientifico nunca conseguem mostrar o lado bom da vida, sendo que por imagem o poder de alcance ao interior do homem é bem maior.

A ciência é algo que pode fazer com que o homem chegue à lua, porem não faz com que ele tenha mais capacidade de sonhar e de obter um maior senso critico. Desta forma uma boa forma de se ensinar a ciência para os alunos seria com eles pensassem por conta própria, onde eles deveriam fazer os estudos científicos e assim fazer o julgamento, análise de acordo com o seu ponto de vistas, onde alem de estudantes iria forma pessoas que tem pensamento próprio.

Podemos apontar o maior erro das escolas o ato de empurrar o conhecimento para as pessoas, tendo como é melhor estimular a busca de conhecimento e fazer com que sejam valorizados os pensamentos e opiniões dos estudantes, fazendo com que eles também fiquem por horas dentro de uma escola, onde o aprendizado não é medido por tempo e numero de horas, mas sim pelo aproveitamento.

Então pode-se afirmar que neste tema algo que pode ser abordado e que traz uma grande importância é o conhecimento que possui três elementos básicos, sendo o sujeito cognoscente, que conhece o objeto, o conhecido e a imagem que é a interpretação do objeto pelo sujeito, sendo que neste momento podemos afirmar que de certo modo o sujeito se apropria do objeto. Quando se trata então de medicina e saúde podemos dizer que temos três tipos de conhecimentos envolvidos. Um deles é o conhecimento teológico, que está ligado a fé e também a crença divina, sendo que ele parte do principio que as verdades são tidas como infalíveis e indiscutíveis, por conta de serem “revelações de Deus, que é uma entidade sobrenatural”.

Conhecimento completamente revelado pela fé divina e crença religiosa. Outra definição de conhecimento muito utilizada é o vulgar ou popular, que é guiado com apenas o que a gente consegue absorver no decorrer da vida, onde pode servir experiências de outras pessoas, e às vezes ensinando algo, ou às vezes aprendendo algo, sendo um processo de interação humana e social muito intenso e que se refere a todas as religiões hoje em dia existentes. Pode ele também ser relacionado com a crença e os valores que fazem parte das mais antigas tradições de uma população e cultura. E por fim o conhecimento cientifico que é algo que pode ser considerado próximo à exatidão, sendo algo mais real e sistêmico, onde sempre é procurado conhecer algo além do fenômeno em questão, procurando as causas e as leis envolvidas no mesmo, onde ao se analisar um fato cientifico não apenas se trata de explicar, mas também de poder descobrir todas as relações que podem estar em outros fatos e assim então explica-los.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Gostou do Conteúdo?