Histologia dos Cnidários
Estes são seres diblasticos onde possuem ao todo apenas dois tipos de tecidos, sendo a epiderme e a gastroderme. Entre esse dois tecidos está presente a mesogléia que é apenas um tecido de preenchimento que não tem nem um tipo de célula presente no mesmo. começando pela epiderme que é a camada de revestimento do animal, sendo a mesma composta por cinco células diferentes.
O primeiro tipo citado é a epiteliomuscular, que são as célula mais comuns nos cnidários, tendo uma forma pouco colunar, sendo que sua base repousa sobre a mesogléia e sua parte mais distal dica próxima a superfície epidérmica de fato. Também podem ser encontradas as células intersticiais que são localizadas abaixo da superfície epidérmica e são intercaladas entre as células epiteliomusculares, sendo que elas vem em um tamanho pequeno, porem com um núcleo relativamente grande, tendo a função germinativa ou de formação do animal dando origem ao esprema e aos óvulos, ou seja são totipotentes.
Os cnidocitos são as células de defesa do animal, onde já forma encontradas cerca de vinte tipos diferentes, sendo que um único animal pode conter mais de um tipo desta célula e também elas são substituídas dentro de um prazo de quarenta e oito horas. sendo que é esta célula que produz uma substancia urticante que serve para a sua defesa ou para a captura de presas, onde pode matar ou apenas paralisar o mesmo, pode ser conhecida também como célula armada.
Também podemos encontrar as células secretoras de muco, onde são encontradas na epiderme e são muito abundantes em disco basal adesivo e possui extensões contrateis semelhantes as células epiteliomuscular. As células receptoras e nervosas, onde as células receptoras são mais alongadas orientadas em ângulos retos em relação à superfície epidérmica, sendo que a sua base de célula da origem a vários processos neuronais e a extremidade distal tem uma esfera ou cerda sensorial que nada mais é do que um cílios modificado morfologicamente. Já as células nervosas são superficialmente semelhantes com os neurônios multipolares dos demais animais, onde ficam na base da epiderme próximo a mesogléia.
O outro tecido é a gastroderme que reveste a parede interna da parede corporal, sendo pouco semelhante a epiderme. As células que tem o nome de epiteliomuscular na gastroderme são representadas pelas células nutritvo-musculares, sendo que os tipos são muito semelhantes entre si, porem as células da gastroderme são na maioria das vezes monociliadas, e possui as extensões contrateis basais e também são mais delicadas que as células da epiderme. Outro tipo de célula que pode ser encontrada são as células enzimático-glandulares que podem ser encontradas entremeio as células nutritivo-musculares , onde são células ciliadas, onde possuem as suas célula afiladas orientadas à mesogléia, sendo que essas células não tem nem um tipo de processo basal.
As células secretoras de muco também existem em uma grande quantidade, porem mais na região da boca, já as células nervosas estão presente em uma menor quantidade do que na epiderme, já os nematocistos estão presente em algumas áreas especializadas de algumas classes dos cnidários. Em muitos cnidários as células da gastroderme estão presentes algumas algas fazendo simbiose com a mesma, onde algumas espécies podem até mesmo ser abrigo de zooclorelas verdes, como até mesmo algumas esponjas de água doce.
Porem quando se trata de cnidários marinho na maioria das vezes as algas que estão relacionadas são as zooxantelas que fazem com que o hospedeiro tenha uma cor semelhante a ela, assim essas algas fornecem energia fotossintetisadas aos seus hospedeiros.