Geralmente esse processo é feito em pessoas que tem o IMC (Índice de Massa Corpórea) mais do que 40kg/m², sendo um grau bem alto e que pode ser muito perigoso para a saúde das pessoas em geral. Porem o que pouca gente é que existe mais de um tipo de cirurgia deste tipo, por conta de que pode variar para cada caso e para cada medico.
A primeira é que coloca como se fosse um anel na boa do estomago, que é regulável e que faz com que as pessoas tenham apenas uma diminuição da passagem do estomago para a comida. Já o outro tipo é o que realmente retira um pedaço do estomago, fazendo com que o seu volume diminua e também que seja menor a ingestão de alimentos no mesmo, fazendo com que se perda peso mais rapidamente. Outro tipo que também pode ser realizado é o que as pessoas tem o seu canal praticamente que ligado diretamente com o intestino, assim não tendo nem um tipo acumulo de comida e ganho de peso.
Por conta de ser um processo cirúrgico muito invasivo deve se ter muitos cuidados, sendo que antes é necessário passar por uma seria de avaliações clinico laboratoriais, por conta de que assim vai ver se o seu organismo pode agüentar o processo cirúrgico ou que possa ver se não é necessário que se tenha alguns cuidados quando no decorre da cirurgia. Outra coisa que deve ser muito notada é que o paciente depois de ter a sua cirurgia feita ele necessita de um acompanhamento para que o resultado seja conseguido com êxito, tendo que fazer uma dieta e acompanhamento medico para com o mesmo.