Saiba um pouco mais sobre as Euglenophytas



Quando se trata de seres vivos podemos ter a certeza de as áreas para serem estudas são muito amplas, por conta de que podemos encontrar seres vivos desde microscópicos até mesmo os mais complexos com uma grande quantidade varada de tecidos como é o caso dos seres humanos. Na biologia podemos encontrar uma área da botânica que estuda apenas as algas que existente que não são poucas e ao contrario do que muita gente pensa tem que ser feito um estudo muito complexo.

Desta forma entre todos os tipos que podemos encontrar um que vamos abordar agora são as representantes da divisão Euglenophyta, que existem cerca de oitocentas espécies e que podem ser encontradas em águas doces e marinhas, que além das formas clorofiladas podemos encontrar também as incolores e saprófitas, sendo que elas podem ser mais comuns em locais ricos de matéria orgânica. Já no que se trata de morfologia ela é uma alga unicelular que apenas existem em forma e colônias, sendo que cada célula é ligada por uma substancia que se assemelha com um plasma, assim formando um cenóbio.

Já no que se trata de estrutura celular esta alga não possui parede celular, porem no interior de sua membrana plasmática ela possui uma película constituída de proteína que é organizada de uma forma espiraladamente. No que se trata de pigmento, essa alga ela possui clorofila do tipo a e b juntamente com β-caroteno e xantofila que são exclusivas desse grupo, sendo representadas pela neoxantina e anteraxantina.

Como todo ser vivo as euglenophytas também tem um tipo de reserva energética que esta contida em seu interior na forma de grão de paramilo, que é um carboidrato como o amido, porem que não tem nem um tipo de reação com o iodo, assim fazendo com que esses grão se acumulem no citoplasma da célula. As representantes desta divisão possuem um ou dois flagelos, sendo que é muito mais comum de se encontrar membros com um único flagelo.

Na parte de reprodução apenas é conhecida à reprodução vegetativa que ocorre através da divisão longitudinal da célula, sendo que isso apenas é possível em um ambiente favorável para a vida da célula, sendo que se ao contrario ela pode acabar se transformando em um cisto de resistência se caso for um ambiente não favorável para a sua sobrevivência, permanecendo nesta forma até que as condições se tornem favoráveis novamente.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Gostou do Conteúdo?