Uma coisa que as mulheres devem ter sempre em mente é quais são os períodos de dias férteis que elas podem ter, sendo que isso serve tanto para ajudar a prevenir uma gravidez indesejada como também para fazer com que a mulher com que a mulher tenha mais facilidade de engravidar. Este método é bem simples de se fazer, porem requer um maior cuidado, por conta de que a mulher tem que saber qual é o período do seu ciclo menstrual que deve ser de oito a doze meses, para que ela possa saber a sua duração.
O período fértil pode mudar de mês para mês, sendo que essa é a parte importante para que a mulher saiba quando ela pode ou não engravidar. Já o uso da tabelinha é algo não muito fácil, por conta de que muitas o ciclo de período fértil pode não ser freqüente e ter uma grande variabilidade. Desta forma o mais indicado é que apenas as mulheres que tem o seu ciclo de vinte e oito dias a trinta dias possam usar o mesmo, sendo que o mais indicado é que você use um calendário para marcar o primeiro dia da sua menstruação e o nono, depois disso marque os dias que você não pode ter relações sexuais, que vai variar dentre o décimo e décimo nono dia, sendo necessário o uso de preservativo.
Este tipo de método contraceptivo não é nem um pouco recomendado para as adolescentes, por conta de que muitas vezes o ciclo menstrual é inconstante, por conta de que as alterações hormonais podem ser muito grande, e assim o seu ciclo não é algo constante para ser contado e tabelado.