Animais Cnidários


Histologia dos Cnidários

Estes são seres diblasticos onde possuem ao todo apenas dois tipos de tecidos, sendo a epiderme e a gastroderme. Entre esse dois tecidos está presente a mesogléia que é apenas um tecido de preenchimento que não tem nem um tipo de célula presente no mesmo. começando pela epiderme que é a camada de revestimento do animal, sendo a mesma composta por cinco células diferentes.

O primeiro tipo citado é a epiteliomuscular, que são as célula mais comuns nos cnidários, tendo uma forma pouco colunar, sendo que sua base repousa sobre a mesogléia e sua parte mais distal dica próxima a superfície epidérmica de fato. Também podem ser encontradas as células intersticiais que são localizadas abaixo da superfície epidérmica e são intercaladas entre as células epiteliomusculares, sendo que elas vem em um tamanho pequeno, porem com um núcleo relativamente grande, tendo a função germinativa ou de formação do animal dando origem ao esprema e aos óvulos, ou seja são totipotentes.

Os cnidocitos são as células de defesa do animal, onde já forma encontradas cerca de vinte tipos diferentes, sendo que um único animal pode conter mais de um tipo desta célula e também elas são substituídas dentro de um prazo de quarenta e oito horas. sendo que é esta célula que produz uma substancia urticante que serve para a sua defesa ou para a captura de presas, onde pode matar ou apenas paralisar o mesmo, pode ser conhecida também como célula armada.

Também podemos encontrar as células secretoras de muco, onde são encontradas na epiderme e são muito abundantes em disco basal adesivo e possui extensões contrateis semelhantes as células epiteliomuscular. As células receptoras e nervosas, onde as células receptoras são mais alongadas orientadas em ângulos retos em relação à superfície epidérmica, sendo que a sua base de célula da origem a vários processos neuronais e a extremidade distal tem uma esfera ou cerda sensorial que nada mais é do que um cílios modificado morfologicamente. Já as células nervosas são superficialmente semelhantes com os neurônios multipolares dos demais animais, onde ficam na base da epiderme próximo a mesogléia.

O outro tecido é a gastroderme que reveste a parede interna da parede corporal, sendo pouco semelhante a epiderme. As células que tem o nome de epiteliomuscular na gastroderme são representadas pelas células nutritvo-musculares, sendo que os tipos são muito semelhantes entre si, porem as células da gastroderme são na maioria das vezes monociliadas, e possui as extensões contrateis basais e também são mais delicadas que as células da epiderme. Outro tipo de célula que pode ser encontrada são as células enzimático-glandulares que podem ser encontradas entremeio as células nutritivo-musculares , onde são células ciliadas, onde possuem as suas célula afiladas orientadas à mesogléia, sendo que essas células não tem nem um tipo de processo basal.

As células secretoras de muco também existem em uma grande quantidade, porem mais na região da boca, já as células nervosas estão presente em uma menor quantidade do que na epiderme, já os nematocistos estão presente em algumas áreas especializadas de algumas classes dos cnidários. Em muitos cnidários as células da gastroderme estão presentes algumas algas fazendo simbiose com a mesma, onde algumas espécies podem até mesmo ser abrigo de zooclorelas verdes, como até mesmo algumas esponjas de água doce.

Porem quando se trata de cnidários marinho na maioria das vezes as algas que estão relacionadas são as zooxantelas que fazem com que o hospedeiro tenha uma cor semelhante a ela, assim essas algas fornecem energia fotossintetisadas aos seus hospedeiros.

Medicina natural ou Medicina tradicional?



Medicina popular versus ciência


Para o ser humano a única coisa que se pode afirmar que é certo é a morte, porem além de bens materiais a gente pode deixar nossos ideais e também pensamentos, que outras pessoas que podem dar continuidade para a linha de pensamento e fazer com que se torne algo mais real, como se fosse à realização de um sonho. Porem nunca devemos deixar de semear o nosso conhecimento, sendo que como Rubens Alves diz no livro “Entre a ciência e a sapiência”, os conhecimentos que devem ser disseminados são os nossos próprios pensamentos, como se fosse uma espécie de discípulos que podem levar a esperança de continuidade dos mesmos.

Para que se possa plantar as suas idéias é uma tarefa não muito fácil, por conta de ser necessário que se seduza a pessoas e que mostre para ela que é algo realmente bom. Segundo autores o ato de estudar é muito desestimulante, sendo que muitos alunos podem aprender mil e uma formulas e mal sabem como podem aplicá-las no dia a dia. Outra coisa que pode ajudar no convencimento das pessoas é usar o método de imagem, sendo que a estimula a criação de idéias e também de projetos de vida, tanto é que o conhecimento cientifico nunca conseguem mostrar o lado bom da vida, sendo que por imagem o poder de alcance ao interior do homem é bem maior.

A ciência é algo que pode fazer com que o homem chegue à lua, porem não faz com que ele tenha mais capacidade de sonhar e de obter um maior senso critico. Desta forma uma boa forma de se ensinar a ciência para os alunos seria com eles pensassem por conta própria, onde eles deveriam fazer os estudos científicos e assim fazer o julgamento, análise de acordo com o seu ponto de vistas, onde alem de estudantes iria forma pessoas que tem pensamento próprio.

Podemos apontar o maior erro das escolas o ato de empurrar o conhecimento para as pessoas, tendo como é melhor estimular a busca de conhecimento e fazer com que sejam valorizados os pensamentos e opiniões dos estudantes, fazendo com que eles também fiquem por horas dentro de uma escola, onde o aprendizado não é medido por tempo e numero de horas, mas sim pelo aproveitamento.

Então pode-se afirmar que neste tema algo que pode ser abordado e que traz uma grande importância é o conhecimento que possui três elementos básicos, sendo o sujeito cognoscente, que conhece o objeto, o conhecido e a imagem que é a interpretação do objeto pelo sujeito, sendo que neste momento podemos afirmar que de certo modo o sujeito se apropria do objeto. Quando se trata então de medicina e saúde podemos dizer que temos três tipos de conhecimentos envolvidos. Um deles é o conhecimento teológico, que está ligado a fé e também a crença divina, sendo que ele parte do principio que as verdades são tidas como infalíveis e indiscutíveis, por conta de serem “revelações de Deus, que é uma entidade sobrenatural”.

Conhecimento completamente revelado pela fé divina e crença religiosa. Outra definição de conhecimento muito utilizada é o vulgar ou popular, que é guiado com apenas o que a gente consegue absorver no decorrer da vida, onde pode servir experiências de outras pessoas, e às vezes ensinando algo, ou às vezes aprendendo algo, sendo um processo de interação humana e social muito intenso e que se refere a todas as religiões hoje em dia existentes. Pode ele também ser relacionado com a crença e os valores que fazem parte das mais antigas tradições de uma população e cultura. E por fim o conhecimento cientifico que é algo que pode ser considerado próximo à exatidão, sendo algo mais real e sistêmico, onde sempre é procurado conhecer algo além do fenômeno em questão, procurando as causas e as leis envolvidas no mesmo, onde ao se analisar um fato cientifico não apenas se trata de explicar, mas também de poder descobrir todas as relações que podem estar em outros fatos e assim então explica-los.

Cursinho concurso publico - Como estudar


Estudar para um concurso

Todas as pessoas que estão estudando para fazer um concurso público realmente precisam ter em mente seus objetivos e suas metas que pretendem de fato alcançar um dia. Nem sempre é fácil estudar, pois o seu dia muitas vezes é corrido para você, sendo que você não tem tempo para quase nada, mas é importante pensar em avaliar as matérias e começar a estudar para a prova que irá vir, pois é ela que irá fazer com que você arrume uma vaga de trabalho com boas condições de salários. Para quem esta prestes a fazer um concurso dá-se a dica para que não perca tempo e comece de fato há criar um tempo de estudo pessoal todo o dia, onde você irá avaliar seus conhecimentos e ver quais são de fato as suas dúvidas. É importante ir para a prova preparada, pois se não de nada adiantará fazer a mesma, se de fato você quere buscar boas opções de trabalho e de sucesso na vida, lute para isso estudando cada vez mais. Vamos aqui mostrar como é fácil criar meio para estudo pessoal ao longo dos seus dias.

Reserve um horário no seu dia para rever alguma coisa e lembrar-se de alguns assuntos, é claro que se a prova tratar de exatas você não vai estudar letras, mas sim vai se concentrar mais no assunto chave da prova, que pode ser uma ou mais matérias. Reserve um espaço mais agradável em sua casa, onde não haja muito barulho para que você estudar calmamente. Sempre irão surgir aquelas distrações que são normais na hora do nosso estudo, você deve dar algumas paradas enquanto estiver estudando, pois se não o organismo não aguenta e você não consegue assimilar o conteúdo. De uma boa descansada, mas não durma, pois você pode se distrair e acabar perdendo muito tempo.

Se seguir dúvidas durante alguma matéria é sempre importante chamar um amigo que tenha mais conhecimento para que ele te ajude a resolver esse problema. Agora se for oportuno, procure um professor que já lhe deu aula e peça para ele te ajudar a resolver tais situações que você não entendeu. O importante é que todas as dúvidas sejam tiradas e que você não leve elas para prova, pois poderá ser um risco de questões sobre o assunto cair, e você não ir bem.
Existem também nas pequenas e grandes cidades cursinhos que preparam pessoas para os concursos, se você está a fim de se inscrever e tiver grana para pagar mensalmente é importante sim estudar junto com outras pessoas, para que de fato seu conhecimento seja elevado. Bom agora que você já aprendeu como estudar para um concurso, é hora de colocar em pratica, bom estudo e saia na frente nas provas.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Gostou do Conteúdo?